Certamente as competências individuais precisam estar relacionadas com as competências organizacionais, que são aquelas que definem que a empresa é capaz de fazer de modo superior ao de sua concorrência.
Cada empresa precisa identificar, reunir e fortalecer suas competências para poder competir com sucesso.
Existem quatro grandes categorias de competências, a saber:
1) Essenciais
2) De Gestão
3) Organizacionais
4) Pessoais
Figura: O desdobramento das competências essenciais
A excelência da empresa moderna significa fundamentalmente uma questão de forma e de movimento, de estrutura e de processo, de arquitetura e de dinâmica, a saber: estrutura organizacional e cultura organizacional.
Daí o desafio central: pessoas como base da excelência empresarial!
No quadro abaixo, aparecem os velhos e os novos fatores críticos do sucesso empresarial. Destaque para pessoas em se tratando de século XXI.
Por fim, as características básicas de uma organização que aprende. Forte foco em pessoas, direcionadas à equipe:
1) Existe uma visão compartilhada com a qual todos os membros concordam.
2) As pessoas descartam suas velhas maneiras de pensar e as rotinas padronizadas que usam para resolver problemas ou executar seus trabalhos.
3) Os membros pensam em todos os processos, atividades, funções e interações organizacionais com o ambiente como parte de um sistema de inter-relações.
4) As pessoas comunicam-se abertamente umas com as outras – por meio de fronteiras verticais e horizontais – sem medo de crítica ou de castigo.
5) As pessoas sublimam seus interesses pessoais e departamentais fragmentados para trabalharem juntas com o objetivo de alcançar a visão partilhada da organização.
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