segunda-feira, 23 de maio de 2011

EQUIPE


O que uma pessoa espera de sua própria equipe de trabalho?

Ideal é que se faça uma reflexão com a equipe a respeita do que cada membro espera, ressaltando alguns pontos:

- espírito de camaradagem e coleguismo entre os colegas
- excelente relacionamento interpessoal
- amizade, reconhecimento e aprovação social
- apoio e suporte nas dificuldades
- compreensão de seus próprios pontos fracos
- compartilhamento de idéias, informações e conhecimento
- confiança e credibilidade
- intercâmbio de idéias, sugestões e conhecimentos

E o que um executivo espera de sua equipe de trabalho?

1)      Espírito de camaradagem e coleguismo
2)      Excelente relacionamento interpessoal
3)      Amizade entre os membros da equipe
4)      Apoio e suporte às orientações dadas
5)      Confiança e credibilidade
6)      Comprometimento e disponibilidade
7)      Intercâmbio de idéias, sugestões e conhecimentos

A preparação da equipe constitui a base do sucesso do executivo e a sua principal vantagem competitiva.

O desenvolvimento de uma equipe de trabalho depende de alguns fatores decisivos que devem ser inteligentemente reunidos, a saber:

- A equipe deve ter em mente objetivos claros e definidos
- A equipe deve ter uma capacitação multifuncional
- Implicação simultânea e de jornada integral
- Co-localização
- Comunicação
- Evitar recursos compartilhados
- Envolver pessoas externas à equipe

Vide quadro sobre eficiência e eficácia.



Vale ressaltar que há uma variedade de tipos de equipes:
- Equipes funcionais cruzadas
- Equipes de projetos
- Equipes autodirigidas
- Equipes de força-tarefa
- Equipes de melhoria de processos

Habilidades e competências da Equipe

Toda equipe deve ter um conjunto de participantes capazes de contribuir com habilidades e competências diferentes para o alcance dos objetivos.
Como é praticamente impossível que uma pessoa tenha todas as características, surge a diversidade, que permite que situações e problemas sejam vistos e abordados por vários ângulos diferentes.

Existem nove fatores de desempenho que precisam estar presentes em toda equipe, a saber:
- Assessoria: fator relacionado com dar e receber informação;
- Inovação: fator relacionado com a criação a e experimentação de novas idéias;
- Promoção: fator relacionado com a identificação e exploração de oportunidades;
- Desenvolvimento: fator relacionado com a avaliação e o teste de aplicabilidade de novas abordagens;
- Organziação: fator relacionado com com o estabelecimento e a implementação de maneiras de trabalhar;
- Produção: fator relacionado com a conclusão e entrega de resultados;
- Inspeção: fator relacionado com o controle e a auditoria dos sistemas de trabalho;
- Manutenção: fator relacionado com a salvaguarda de padrões e processos;
- Ligação: fator relacionado com a coordenação e a integração do trabalho dos membros da equipe.


Equipes bem sucedidas apresentam as seguintes características:

- Compromisso com objetivos compartilhados
- Consenso na tomada de decisões
- Comunicação aberta e honesta
- Liderança compartilhada
- Clima de cooperação, colaboração, confiança e apoio
- Valorização dos indivíduos pela sua diversidade
- Reconhecimento do conflito e sua resolução positiva



Modelos de equipe de alta competência

Toda equipe atravessa quatro estágios para atingir um desempenho elevado:
- formação
- ebulição
- normalização e
- desempenho elevado

Para chegarem nesse ponto, como equipes de alta energia, oito questões são fundamentais de serem trabalhadas, conforme fluxograma abaixo, iniciando em sentido horário pelo item “quem somos nós?”




Habilidades para o trabalho em equipe

Uma equipe bem sucedida requer habilidades especiais que devem ser inter-relacionadas, mutuamente reforçadas e interdependentes entre si.

Dez habilidades são propostas aos membros de uma equipe desenvolver:
- de autogerenciamento
- de comunicação
- de liderança
- de responsabilidade
- de apoio à diversidade
- de retroação e avaliação
- de planejamento estratégico
- de conduzir reuniões bem sucedidas
- de resolver conflitos
- de desfrutar – vale comentar, a dica é de se aprender a fazer um trabalho agradável e alegre como se fosse um jogo amistoso, mesmo que trabalhe arduamente.

A ORGANIZAÇÃO

Certamente as competências individuais precisam estar relacionadas com as competências organizacionais, que são aquelas que definem que a empresa é capaz de fazer de modo superior ao de sua concorrência.

Cada empresa precisa identificar, reunir e fortalecer suas competências para poder competir com sucesso.

Existem quatro grandes categorias de competências, a saber:
1)      Essenciais
2)      De Gestão
3)      Organizacionais
4)      Pessoais

Figura: O desdobramento das competências essenciais

A excelência da empresa moderna significa fundamentalmente uma questão de forma e de movimento, de estrutura e de processo, de arquitetura e de dinâmica, a saber: estrutura organizacional e cultura organizacional.
Daí o desafio central: pessoas como base da excelência empresarial!
No quadro abaixo, aparecem os velhos e os novos fatores críticos do sucesso empresarial. Destaque para pessoas em se tratando de século XXI.

Por fim, as características básicas de uma organização que aprende. Forte foco em pessoas, direcionadas à equipe:
1)      Existe uma visão compartilhada com a qual todos os membros concordam.
2)      As pessoas descartam suas velhas maneiras de pensar e as rotinas padronizadas que usam para resolver problemas ou executar seus trabalhos.
3)      Os membros pensam em todos os processos, atividades, funções e interações organizacionais com o ambiente como parte de um sistema de inter-relações.
4)      As pessoas comunicam-se abertamente umas com as outras – por meio de fronteiras verticais e horizontais – sem medo de crítica ou de castigo.
5)      As pessoas sublimam seus interesses pessoais e departamentais fragmentados para trabalharem juntas com o objetivo de alcançar a visão partilhada da organização.

PESSOA

Só fechar um punhado de pessoas numa sala não faz um time.
Gitlow e Gitlow.

Uma equipe é formada por pessoas.
Por isso, vale uma reflexão inicial sobre a pessoa numa organização, que precisam se ocupar com talentos e competências para poder acompanhar as fortes mudanças e evoluções.


Conhecimento, Competências e Habilidades
Fala-se muito em competências básicas. Tudo começa com o conhecimento, a moeda da Era da Informação.
O conhecimento para ser útil, precisa ser aplicado, isto é, transformado em ação.  Isso leva à habilidade (capacidade de utilizar o conhecimento para agregar valor).

Algumas habilidades importantes são:
- capacidade de aprender e reaprender por conta própria
- analisar, sintetizar e avaliar situações
- se comunicar
- ter pensamento crítico
- criatividade e inovação
- identificar e resolver problemas e conflitos
- tomar decisões
- ter cultura de qualidade e de excelência
- saber usar de maneira eficiente a tecnologia da informação
- trabalhar em equipe
Trabalhar em equipe!


Figura: Conhecimento, Habilidade e Competência.


Vale destacar também os 7 hábitos das pessoas eficazes, segundo Stephen R. Covey:

- Ser proativo
- Ter em mente o objetivo final
- Primeiro o primeiro
- Pensamento do tipo ganhar/ganhar com respeito e benefício mútuos
- Procurar primeiro compreender para depois ser compreendido
- Sinergia
- Promover a renovação constante

INTRODUÇÃO

Esse blog é resultado de uma tarefa proposta na disciplina de Visão Estratégica de Recursos Humanos, do curso de pós graduação, Especialização em Gestão de Negócios, da Ulbra, Universidade Luterana do Brasil, em Canoas/RS, ministrada pelo Professor Adriano José Teiga.
Foi desenvolvido por Viviane de Oliveira Mello e Marcos Anderson da Silva.

Dentro do tema, Novos Cenários de Recursos Humanos, optamos por desenvolver um específico: Equipes, buscando apoio no autor de Gerenciando com as Pessoas, Idalberto Chiavenato, Editora Campus.

Nosso objetivo é provocar reflexão. Alguns pontos que hoje tratamos como rotineiros, na verdade são frutos de novos cenários em Recursos Humanos. Podemos exemplificar com termos largamente aplicados: colaborador (não mais funcionário), gestão (não mais gerência), organização (não mais firma ou empresa) e por aí vai...foco, meta, talentos, coaches, competências e habilidades.. A lista se estende!

Mas o mais importante, RH, com seus conceitos e projetos, visto hoje como parceiro no crescimento da organização, não mais apenas como um setor cuja principal função era recrutamento e seleção e rotinas de Departamento Pessoal.

O blog vai propor tópicos, sem aprofundamento de textos. A intenção é garantir o máximo de leitura, despertando a curiosidade ou o reconhecimento da necessidade de aprofundar-se na linha que julgar necessário e/ou aplicável na sua realidade.
Por isso, desejamos boa leitura! Boa integração! Boa reflexão e principalmente, boas ações e bons resultados!

E o blog fica aberto para contatos, propondo-se  aumentar a rede de relacionamentos, de receber críticas e sugestões.

Não podemos fazer tudo imediatamente, mas podemos fazer alguma coisa desde já!
Calvin Coolidge.